sábado, 20 de junho de 2009

CORREÇÃO DO ESTUDO DIRIGIDO REPÚBLICA VELHA

ATENÇÃO, AQUI VOCÊ NÃO VAI ENCONTRAR AS RESPOSTAS PRONTAS.
O OBJETIVO É COLOCAR AS IDÉIAS PRINCIPAIS PARA SUA RESPOSTA.
AS IDÉIAS ESTÃO COM LINGUAGEM COLOQUIAL DE PROPÓSITO. O ALUNO DEVE A PARTIR DELAS, PRODUZIR TEXTOS COMPLETOS E COM A LINGUAGEM ADEQUADA.


1ª Parte: República da Espada

01. Relendo a página 25 aponte em forma de itens, as duas características gerais da República Velha. (Mínimo 4 linhas).
Neste caso, espera-se que o aluno atente para duas palavras. No 2° parágrafo: TRANSIÇÃO. E no 3° EXCLUSÃO.

Ao produzir sua resposta esclareça que a República Velha foi uma transição de uma situação para outra. (Nascer sob o signo da espada, quer dizer nascer de uma iniciativa militar). Lembre-se que dos dois primeiros presidentes para os demais há esta diferença. Quanto à exclusão, deixe claro quem foram os excluídos. Finalize concluindo que tipo de governo foi: de elite (qual elite), popular, militar, etc.


02. EXPLIQUE, por que os municípios passaram a ter grande importância política a partir da República Velha. (Mínimo 5 linhas).
O aluno não pode esquecer que antes da República Velha não existia federalismo. A decisões eram centralizadas no poder federal. Portanto, os municípios passam a contar como centros de decisões locais, imediatos às necessidades dos cidadãos. Importante também porque ... onde ocorrem as eleições? Onde estão os eleitores?


03. Reorganize de forma mais objetiva e simples (podem ser desmembradas), as seis principais determinações da Constituição de 1891 relacionadas na página 27. (Mínimo 6 linhas).
Vai lá: A Constituição de 1891 estabeleceu no país:
1-Forma de governo republica – REPUBLICANISMO
2-Sistema de governo federativo – FEDERALISMO*
3-Sistema eleitoral ABERTO – voto masculino, para maiores de 21 e alfabetizados
4-Igualdade Jurídica (todos são iguais perante a lei)
5-Separação entre Igreja e Estado – LAICIZAÇÃO DO ESTADO*
6-Criação do Registro Civil (nascimento, óbito e casamento)


ATENÇÃO: com o Federalismo a Constituição realizava os desejos das elites que tinham poder econômico mas não tinham oportunidade de participar da política. Com a separação Estado/Religião, a Constituição realizava o sonho do clero brasileiro de não ser subordinado ao Estado.

04. O Governo do primeiro Presidente da República – Mal. Deodoro da Fonseca foi marcado pela instabilidade política e pela grande oposição do Congresso Nacional (deputados e senadores). CITE quatro razões justifiquem tal situação. (completas!)
Não esqueça que Deodoro foi nosso primeiro presidente. Pelo esquema dado, ta fácil, além de suas atitudes que fugiam à ética, (no esquema estão todas listadas), não esqueçam da repressão à oposição e dos efeitos desastrosos de sua Política do Encilhamento!


05. EXPLIQUE em que consistiu a Política do Encilhamento e JUSTIFIQUE por que frustrou-se. (Mínimo 7 linhas).
Varie sua resposta das palavras aqui apontadas, mas não esqueça que basicamente foi um PROGRAMA GOVERNAMENTAL, um PROJETO DO GOVERNO DEODORO, uma POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO, não interessa que expressão vc ache melhor... mas não esqueça que tal política, ou projeto ou programa, objetivava o desenvolvimento industrial do país com base em empréstimos para a sociedade. Quanto à frustração... Não esqueça, faltou fiscalização sobre...(complete), faltou controle sobre...(complete). Atenção, eu também deveria ter perguntado aqui sobre CONSEQUÊNCIAS, então faço agora: Não esqueça das empresas fantasmas, do aumento dos impostos, do aumento da inflação, do aumento da dívida externa, e claro... da crise que acabou levando “o home” à renúncia!



06. Apesar de suas primeiras medidas consideradas populares e até sociais, o Marechal Floriano Peixoto entrou para a história como o Marechal de Ferro. CITE quatro das medidas consideradas positivas e JUSTIFIQUE o título que a história lhe atribuiu (para ficar completa, use livro e esquema da folha). (Mínimo 4 + 4 linhas).
Medidas consideradas positivas – (página 29, segundo parágrafo, ok?)
Por que foi considerado Marechal de Ferro – Não esqueça da desobediência à Constituição, da repressão à oposição e leia também o último parágrafo da 29.


07. A Armada Brasileira (hoje Marinha do Brasil) protagonizou duas revoltas durante a República da Espada. (págs. 28 e 29).
a) Identifique os participantes da primeira, suas exigências e seu desfecho. (Mínimo 3 linhas). A primeira é tranqüila: Penúltimo parágrafo da página 28. Não esqueça que a principal reivindicação era a volta da democracia, o respeito ao poder legislativo e o fim do comportamento descrito no 2° parágrafo. O desfecho... RENÚNCIA!

b) Identifique os motivos que levaram à ocorrência da segunda e seu desfecho. (Mínimo 4 linhas).Novamente, a postura autoritária dos marechais. Floriano provocou a 2ª Revolta da Armada fazendo tudo que você colocou na resposta 6 (acima). A diferença é o desfecho: enquanto Deodoro renunciou... Floriano venceu os revoltosos e claro... mandou matar todos os líderes! Êta home de ferro, heim?!



2ª Parte: República das Oligarquias
P O L Í T I C A
08. Com base no item “Um país tipicamente rural” – pág. 30, produza um parágrafo caracterizando a população brasileira do período estudado. Dê um toque pessoal e não se limite a copiar. Use palavras próprias e se desejar, exemplifique. (Mínimo 5 linhas).
A resposta é pessoal mesmo. E muito fácil. E só interpretar a página 30. O que não pode faltar na sua resposta: ruralismo, analfabetismo, falta de .... Não esqueça do percentual: 70%.

09. Automóveis, bondes, bairros operários, indústrias, futebol, samba, rádio... Qual a importância desses elementos no período estudado. Que idéia as autoras do livro tentaram nos passar ao enumerá-los? (produção de texto, lógico, capriche! Mínimo 5 linhas).
A idéia a passar é a de TRANSIÇÃO. O país passando a ser diferente. Enquanto a maioria ainda estava como descrito na questão 8, e alguns lugares havia a “semente” do ambiente urbano que, tal como hoje, predomina no país. As duas fotos da página são ÓTIMAS para o aluno “sentir” um pouco o clima do texto. Legal citar na resposta, coisas que podem ser reparadas nas fotos.

10. As páginas 32 a 34 são as principais do capítulo. Resuma-as em forma de quadrinhos onde você desenhe bonecos, setinhas, balões com falas e represente: a política dos governadores, a política do café-com-leite, o voto de cabresto e a atuação da Comissão Verificadora de Poderes. Se você for “ruim de desenho” que tal pegar personagens prontos de revistinhas ou sites? Use papel sem pauta, e seja caprichoso. Dica: nas falas dos personagens, coloque expressões da matéria como: curral eleitoral, fraude, voto fantasma, coronelismo, etc. São no mínimo 4 desenhos.
Aqui o objetivo é fazer você brincar um pouco com a matéria. É possível desenhar caipiras (eleitores, cidadãos) ou no momento do voto, ou falando de eleições. Use a criatividade também para mostrar as FRAUDES ELEITORAIS que caracterizaram o período. Não esqueça dos votos de fantasmas, dos votos de defuntos, ou daquele fenômeno da “multiplicação de votos” que vez por outro acontecia dentro das urnas. (Tô louca prá ver o que vocês vão fazer).


E C O N O M I A

11. Mesmo sendo base da economia brasileira ( e origem do poder dos políticos) o café atravessou crises constantes no período.
a) JUSTIFIQUE por que ocorriam tantas crises. (Mínimo 3 linhas).
Não esqueça claro, da SUPERPRODUÇÃO. A ganância dos produtores em lucros....

b) EXPLIQUE como o governo (que era formado dos próprios cafeicultores) resolvia as crises. (Convênio de Taubaté). (6 linhas).
Essa é mole! O governo tentava manter o preço do café artificialmente.
COMO? Comprando o excedente de produção para estocar e assim regularizar a oferta do produto no mercado.

Não esqueça de falar de onde vinha o dinheiro para essa “ajudinha” aos cafeicultores e que conseqüências isso trouxe, ok?


12. Caracterize a situação da borracha, cacau e cana-de-açúcar, que também sustentavam a economia. (2 linhas/cada).
Essa é com base no esquema mesmo. Sem novidades!

13. Prepare um esqueminha do item “o lugar da indústria” onde constem os itens: papel que ocupava na economia, locais onde se concentrava e por que, características das primeiras indústrias. A ordem do esquema, é você quem faz. (não há nº linhas).
Não se esqueça que durante a República Velha a elite cafeicultora ainda se orgulhava de ser a única do país e temia o surgimento de uma possível “elite empresarial”. Portanto, é claro que a indústria era recente e não tinha lugar de destaque na economia. Aliás as primeiras que surgiram, advieram do capital trazido por imigrantes europeus, e do capital excedente dos pouco cafeicultores que aceitavam diversificar sua fonte de riqueza. Portanto, é claro, que as primeiras industrias se concentraram em S.P. Quanto ao tipo dessas primeiras indústrias, veja o 3° parágrafo do item “O lugar da indústria” da página 36.


S O C I E D A D E
14. Faça neste espaço, o quadro solicitado no final do hand-out com os slides das aulas sobre rebeliões na República Velha.
Essa, não precisa. Estou entregando o quadro pronto para todos colarem no caderno. São duas páginas digitadas. Salte o espaço necessário no caderno (duas páginas também).

15. Leia a pág. 37 e depois 46, 47 e 48. Produza um texto (texto mesmo, não uma resposta sob a outra. Encadeie uma na outra, ligue-as com suas palavras, se esforçe! Não deixe ficar toda “picada”) Respondendo: por que elas se complementam? Como os imigrantes europeus influenciaram o movimento operário no país? Como os militantes da causa operária eram tratados pelas autoridades? Porque os anos de 1917 e 1922 são importantes para o movimento operário ainda hoje? (Mínimo 8 linhas).
O encadeamento do texto é óbvio. Na 37 fala do sofrimento dos primeiros operários, na 46 de como eles reagiram. Por sua vez, na 47, de como o governo reagiu a suas manifestações. Não se esqueça que além de trazerem conhecimentos técnicos (mecânica hidráulica, elétrica), os imigrantes trouxeram também conhecimentos políticos (anarquismo, socialismo, sindicalismo) e ensinaram os brasileiros a lutar por direitos que eles sequer sabiam que tinham. Claro que, por isso, pagaram alto preço. Os sindicalistas eram consirados arruaceiros, marginais, baderneiros, e por isso, duramente reprimidos. Os brasileiros chegavam a perder o emprego, a liberdade e até a vida. Os estrangeiros eram enviados de volta (deportados) para seus países de origem.

A Revolução Russa influenciou diretamente os operários brasileiros. Ao ver o que os russos foram capazes de fazer, os brasileiros fizeram no mesmo ano, a primeira greve geral do Brasil e quatro anos depois, fundaram o Partido Comunista do Brasil.

16. EXPLIQUE por que a Semana de Arte Moderna é considerada uma RUPTURA na história da arte brasileira? Que fatos ou elementos influenciavam os artistas e suas obras? Quais eram as propostas dos artistas? (Mínimo 6 linhas).
É considerada uma ruptura porque durante sua ocorrência, os artistas brasileiros deram um BASTA na mania de copiar a cultura européia que sempre vigorou por aqui. O nascimento das cidades, a chegada dos imigrantes e das “invenções” como rádio, automóvel, no Brasil, passava a todos a idéia de que estavam vivendo um novo tempo. Entenderam que era hora de uma cultura NACIONAL, com a “cara” do Brasil. Assim abandonaram as formalidades e rigores da arte européia e passaram a fazer uma arte “BRASILEIRA”. Veja o que mudou na página 49. (1° parágrafo). No segundo tem uma frase ótima:

A Semana de Arte Moderna de 1922 pode ser considerada um manifesto pela independência artística do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário